ATUALIZAÇÃO BOLETIM DE GESTÃO DE RISCOS N° 010/2025
Na sexta-feira (12), o aprofundamento de um novo sistema de baixa pressão atmosférica em superfície no Paraguai, favorecerá forte fluxo de umidade da Bacia Amazônica em direção ao Paraná, por meio dos Jatos de Baixos Níveis (JBN) e perturbações entre a média e alta troposfera, o que deverá voltar a elevar significativamente os índices de instabilidade sobre o estado. Há potencial para tempestades potencialmente severas e chuva forte em curto espaço de tempo, especialmente entre o Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte, onde o risco é de Alto a Muito Alto para chuva intensa em curto período de tempo, intensas rajadas de vento e localmente severas, granizo localmente de porte considerável e muitas descargas elétricas. As temperaturas subirão mais na faixa norte e leste do estado, onde poderão passar pontualmente dos 30 °C. Além do Aviso vigente para tempestades, destacado acima, há possibilidade de chuva volumosa, especialmente no Oeste, onde poderá superar pontualmente os 100 mm/dia.
No sábado (13), essas instabilidade se espalharão por boa parte do Paraná, havendo condição para tempestades localmente intensas e novavente algumas tempestades potencialmente severas, especialmente na faixa norte paranaense. Apesar da condição para as tempestades mais intesas ocorrerem na faixa norte, a chuva será volumosa em grande parte do estado, inclusive na Capital, com acumulados que poderão superar os 50mm/dia.
Já no domingo (14), a possibilidade de tempestades se manterá sobre o Paraná, mas de maneira mais localizadas e risco Moderado para transtornos, entretanto, a chuva seguirá sendo volumosa em algumas áreas, especialmente na faixa norte, com acumulados que poderão superar os 50 mm/dia.
O risco é Muito Alto nas áreas em vermelho, Alto nas áreas em laranja, Moderado nas áreas em amarelo e Baixo nas áreas em verde do mapa para ocorrências meteorológicas associadas à tempestades potencialmente severas, chuva forte e volumosa em curto período, intensas rajadas de vento e precipitação de granizo, pontualmente com porte considerável, que poderão ocasionar enxurradas, alagamentos, destelhamentos, queda de galhos de árvores e danos na rede elétrica.